segunda-feira, outubro 18, 2010

Psycho Circus

O mundo sempre foi um circo sem igual
Onde todos representam bem ou mal
Onde a farsa de um palhaço é natural

Tava aqui olhando melhor o meu blog e percebi que a imagem de fundo dele parece muito a lona de um circo, olhada por quem ta por baixo dela (ou é coisa da minha cabeça? não sei hahaha). Enfim... Aí tive a idéia de falar um pouco sobre essa arte, esse espetáculo que é o circo.

Sempre achei o máximo circo. Desde pequena, e acho que nunca vou deixar de gostar. É uma arte para todas as idades, todos os gostos. Porque tem de tudo no circo. Desde um stand up colorido e bem maquiado (os palhaços) até mágicas daquelas que te tiram o fôlego. Nem gosto de saber o truque, porque acho que o encanto da coisa é você justamente ficar se perguntando. Mas como? Como tudo isso aconteceu diante dos meus olhos e eu nem percebi? E isso fica na sua cabeça por semaaaaanas, pelo menos na minha fica. E os equilibristas, trapezistas? Nos deixam babando com todas aquelas acrobacias loucas.

Mas nem sempre o circo foi essa coisa bonitinha e fofa que é hoje. Já foi um verdadeiro show de horrores. Freak show mesmo, um circo psicótico. Um bom exemplo é a época do império romano. Gladiadores e animais lutavam até a morte para um povo que se divertia e se esbaldava com entretenimentos trágicos numa política que funciona até hoje. Só que em uma versão editada, como diria meu amigo Matheus. Antigamente era a política do 'pão e circo', o pão que era o alimento para a população e o circo, que era o entretenimento macabro. Hoje em dia isso é Bolsa Família (pão) e Futebol nas tardes de domingo (circo). Mas enfim, não quero falar de política hoje. Vou deixar esse assunto tenso para o dia do segundo turno.

Voltando a falar dos circos, não sou contra animais em performances circenses não. Aliás, sou a favor, porque é bonito de se ver, um tipo de espetáculo diferente. Mas eles tem que ser bem tratados, como todos os demais artistas e como eles são bem tratados em zoológicos. Senão tem condições de proporcionar esse tratamento para eles é melhor nem tê-los não.

O maior circo que já fui na minha vida foi o do Beto Carrero. É bom. Demais. Mas ainda sonho em conhecer o maior do mundo, o Cirque de Soleil (quem não sonha né?). Deve ser simplesmente fantástico. Quem vai, não esquece nunca mais. É caro, mas acho que é um dinheiro gasto com lembranças que você vai ter por toda sua vida.
Minha banda preferida, KISS, tem um álbum, que deu título a esse post, que recomendo muito. E tem uma capa muito legal.

Valeu galera, até o próximo post. (:

Nenhum comentário:

Postar um comentário