quarta-feira, outubro 20, 2010

Mentes Criminosas

Não há nada no mundo que esteja melhor repartido do que a razão: toda a gente está convencida de que a tem de sobra.
(René Descartes)

Por toda a minha existência, eu venho tentado entender uma das coisas mais complexas que existe: A mente humana. Claro, eu não tive sucesso. Mas continuo tentando, sou brasileira, não desisto nunca.

Conseguem imaginar alguma coisa mais difícil de se entender, mais bipolar, mais complicada, mais distorcida, mais cheia de coisas que não deveriam estar lá, mais pensamentos perversos e loucos do que a mente humana? É impressionante. São desejos que vêm do nada, sonhos hiper elaborados que te fazem pensar que você está acordado, músicas que martelam na sua cabeça por um dia inteiro e não saem de lá enquanto você não as ouve e olha que tem vez que nem ouvindo ela sai da sua cabeça (e só pra deixar claro, essas músicas costumam ser as piores possíveis. De panamericano para baixo mesmo, quer melodia mais irritante e grudenta do que a melodia dessa 'música'?). O ser humano também é o dono da verdade. Ou pelo menos achamos que somos. Não estou julgando nenhuma pessoa em particular, é claro, isso é mal de todo mundo, é meio que 'normal'. Todos temos o momento da nossa vida em que nos achamos o máximo, o momento em que queremos impor nossa ""opinião"" sempre, sem nos preocuparmos com o que ninguém pensa porque simplesmente nos sentimos no topo do mundo literalmente. Mas, graças a Deus, essa fase passa. Para algumas pessoas. HAHAHAHA.

Existe criatura mais insegura e frágil que o ser humano? E não me venha com esse papo de que "eu me amo do jeito que eu sou e não preciso de ninguém" porque não tem essa. Tipo, é claro que existe amor próprio, é claro, isso é essencial, mas esse nosso amor próprio é muito flexível. Qualquer coisinha abala ele. Uma palavra torta, uma expressão mal interpretada, um olhar menos brilhante, um comentário a menos... e nosso coração já fica apertado, nossa mente fica tensa. Pode dizer o que quiser, mas com certeza o seu amor próprio já foi abalado por qualquer razão. Se não foi, ainda vai ser. Ou vai me dizer que nunca se sentiu super feliz por um elogio, palavras subentendidas, ou um sorriso? Vai me dizer também que nunca se sentiu com o coração apertado por alguma ofensa, mesmo que tenha sido só por brincadeira? É, as vezes brincadeiras machucam mais do que se a pessoa tivesse falando sério de verdade. Não se sinta envergonhado por ter tido essas sensações, porque necessitamos da presença de outras opiniões, outros pontos de vista. É realmente impossível ser feliz sozinho. Seja lá amigos, família ou namorado, temos sempre pessoas do nosso lado. Como não somos perfeitos, e temos uma estrutura meio que abalada por natureza, entramos em conflito. Mas isso, eu acho, só deixa as coisas mais interessantes. Desde que, portanto, esses conflitos não abalem a relação de amor/amizade/whatever.

Mas voltando ao ponto principal do post, estamos perdendo a razão. Literalmente. Vivemos numa sociedade com cada vez menos argumentos, cada vez menos opinião própria, cada vez mais influenciadas pela mídia ou por pessoas que só estão conosco por puro interesse. Por isso acho que devemos nos destacar. Ser diferente, ter cultura. Estudar mesmo, saber do que acontece por aí. Só assim poderemos debater sobre alguma coisa, defender um ponto de vista. E ter razão. Razão também vem com experiência. Então devemos ter sobre o que falar, devemos viver momentos inesquecíveis, conviver com pessoas maravilhosas, conversar sobre tudo, ganhar e perder amizades conforme você conhece as pessoas, se apaixonar intensamente, desejar o impossível, sonhar acordado, arriscar muito, ter pensamentos perversos, imaginar situações, batalhar pelo que se quer, botar tudo a perder falando coisas do fundo da sua alma. Porque nessas horas, você só tem a ganhar. Tente. Quem sabe você consegue? E com razão. (:

Nenhum comentário:

Postar um comentário