sexta-feira, outubro 15, 2010

Just Dreams

Olhando pela janela para o mundo lá fora
Pensando se a Terra vai sobreviver
Sou só uma sonhadora
Que sonha com dias melhores ♪♫
(Ozzy Osbourne - Dreamer)

Tenho tido sonhos muito estranhos ultimamente. Sonhos de todo tipo. Sonhos que repetem por várias noites. Sonhos incompletos, daqueles que na melhor (ou pior, se for pesadelo) parte você acorda. Vários sonhos em sequência numa noite só. Sonhos que vão e voltam no tempo, presos num loop time terrível. Sonhos do passado, presente e futuro. Sonhos de coisas irreais. Até sonhos em flashback. Não sei qual deles é pior. Ou melhor, dependendo do ponto de vista.

Estudiosos dizem que os sonhos acontecem porque nossa mente não tem um "chefe" a noite, que coordena nossos pensamentos lógicos. Então viajamos nos sonhos mais loucos possíveis. E impossíveis. Mas não temos só sonhos estranhos e bizarros. Temos sonhos muito reais, tipo daqueles que repetem um fato que já aconteceu. Ou que ainda vai acontecer. Esse é ainda mais assustador: as premonições. Mas quem um dia irá provar que elas são reais? E como provar que não são?
Para quem assistiu "A Origem", do Leonardo di Caprio, viu como funciona a incepção, ou seja, inserção de idéias para sonhos na mente das pessoas. Fica a seu critério acreditar nelas ou não. Mas tem uma ponta de verdade aí sim. Somos influenciados (e muito) com sugestões antes do dormir. Também pode acontecer o "sonhar dentro de um sonho". Esse é aterrorizante em caso de pesadelos. Imagina se você está tendo um pesadelo daqueles e de repente tudo se acalma. Parece que tudo está bem, parece que você acordou. Aí começa tudo de novo. Dez vezes pior. E esse ciclo não para. É, comigo acontece isso. Dá medo. Mas ninguém morre sonhando. As pessoas podem morrer dormindo, como todos sabemos, mas isso não tem nada a ver com os sonhos.

E nossos traumas podem influenciar os nossos pesadelos. Tanto quanto nossas conquistas influenciam nossos sonhos. Pesadelos podem ser horríveis a noite, mas se você parar pra pensar, eles podem te ajudar em situações reais. Sabe como? Se você sonha com um assalto, por exemplo, e depois é assaltado de verdade, você vai ter uma sensação de Dejá Vu muito louca e saber mais ou menos como agir. Ou pensar em como agir, porque nessas horas o medo toma conta mesmo e não tem jeito.

Não consigo imaginar uma vida sem sonhos. Sonhos que você tem à noite ou quando você sonha acordado. Acho que eles são uma das chaves para definir quem você é, sua personalidade e caráter. E tem pessoas que simplesmente não sonham. Nunca. Deprimente isso né? Por isso prefiro ter esses sonhos insanos. Do que simplesmente não tê-los. Sonhe. Quem sabe um dia eles não se realizam? (:

Um comentário: