segunda-feira, fevereiro 21, 2011

What I Really Am

Sou como você me vê.
Posso ser leve como uma brisa ou forte como uma ventania,
Depende de quando e como você me vê passar.
(Clarice Lispector)

Antes de qualquer coisa, a definição de personalidade, segundo o dicionário Aurélio.
Personalidade: sf 1. Caráter ou qualidade do que é pessoal. 2. O que determina a individualidade duma pessoa moral, o que a distingue de outra.

Não gosto muito de falar da minha vida pessoal no blog e nem vou fazer isso. Acho que nossa vida não é assim, um livro aberto. Por mais que você conte tudo, sempre tem alguns segredos que você não conta nem pra melhor amigo. Vou tentar ao máximo para relacionar coisas com as quais estou vivendo e lidando com situações comuns a todos nesse post, que sempre foi o objetivo desse blog. Mas, admito que esse post tá meio subjetivo. Na verdade, subjetivo demais, até meio egoísta, mas eu de fato senti a necessidade de escrever um pouco sobre mim, esperando sempre que quem lê se identifique. Pelo menos um pouquinho.

Nossa personalidade é construída gradativamente por alguns fatores que nos cercam. Em inglês, nature e nurture (nature sendo a natureza mesmo, o ambiente que te cerca e nurture sendo as pessoas que te acompanham ao longo da sua vida e o grau de influência que eles exercem - seja positiva ou negativamente - sobre você). E, isso me leva a crer que por mais que personalidade é a definição do que é nosso, pessoal, do nosso caráter, o que nos diferencia das outras pessoas, ela não é 100% nossa, porque é construída por fatores externos, como eu disse antes. Mas, independente de quem nos ajuda a formar a essência da pessoa que somos, quando juntamos essa personalidade influenciada com nossos valores temos o nosso caráter.

Nosso caráter é multifacetado (palavra engraçada pra caramba que ouvi na minha aula de Língua Portuguesa), ou seja, possui várias faces. Podemos ser um milhão de pessoas diferentes sem sair do nosso caráter. Eu, por exemplo, sou completamente bipolar. Até multipolar, para ser sincera. Consigo ser de milhões de maneiras sem perder minha essência. Não é nada fácil. E, juntando todas essas milhões de maneiras que posso ser (a chata, a gente boa, a divertida, a esquisita, a apaixonada, a desiludida, a sorridente, a sarcástica, enfim...) acabo não sendo ninguém. Pequenos fragmentos de uma personalidade ainda em fase de desenvolvimento e nem sei o que realmente sou. E nunca seremos completos. Por mais que você alcance um objetivo na vida pessoal, sua vida profissional desanda. Aí você arranja um bom emprego, um bom salário e sua vida social vai ao chão. Perfeito equilíbrio é improvável. Esse constante desequilíbrio que vivemos é que nos faz ser quem somos. Fingimos bem também. Não importa o quanto estamos despedaçados por dentro, sempre colocamos um sorriso no rosto. O ser humano é bom nisso...

Sempre vão ter pessoas no seu caminho que irão te ajudar a crescer, que estarão sempre do seu lado te ajudando sempre a tentar ser sempre uma pessoa melhor. Verdadeiros anjos. Tenho vários do meu lado, e sou grata a Deus por isso. Outras tentarão te destruir, mesmo que secretamente. E são essas pequenas atitudes e pequenas palavras escondidas nas entrelinhas que nos fazem crescer mais do que as coisas positivas. E toda essa falsidade que nos cerca me faz lembrar, a cada dia mais, que tudo que conquistei valeu a pena. O que passou, passou, e só me restam memórias boas. E me fazem lembrar principalmente o que eu sou realmente. Simples de coração. ;)

Um comentário:

  1. Tive que dar uma ênfase: "Pequenos fragmentos de uma personalidade ainda em fase de desenvolvimento e nem sei o que realmente sou. E nunca seremos completos." Ficou ótimo amei!

    ResponderExcluir