quinta-feira, fevereiro 24, 2011

Cisne Negro

Ontem fui assistir um filme no cinema, que me deixou tão intrigada, tão maravilhada, que eu tive que fazer esse post comentando sobre ele. Cisne Negro. Black Swan.

A princípio, a sinopse e o trailer não tinham me interessado muito, já que não sou muito fã do tema central do filme (que é balé, música clássica e essas coisas), mas aí descobri que ele estava concorrendo ao Oscar em categorias importantes, como: melhor filme, melhor diretor, melhor atriz, melhor fotografia e melhor montagem. Foi aí que ele me chamou a atenção, e decidi ir assistir ele com uma amiga que é muito fã de balé. E percebi o real motivo para ele ter sido indicado para todas essas categorias no Oscar. É um filme fantástico, que te deslumbra desde a primeira cena até o final épico. Tão espetacular, que parece que o tempo nem passa, e você fica com vontade de não perder nenhum detalhe. Intrigante. Só respirei de verdade quando o filme acabou, tamanha a expectativa que ele gerou. Confesso que dormi com dor no peito, até. O único filme que tinha me causado essa sensação até ontem tinha sido A Origem, com Leonardo di Caprio. E isso é difícil de acontecer comigo.

Para quem não conhece a sinopse, o filme se desenrola a partir da história de uma bailarina (Natalie Portman, que atuou de uma forma fantástica e merecia o Oscar de melhor atriz com certeza) extremamente dedicada e perfeccionista que é 'escalada' para fazer os papéis principais no Lago Dos Cisnes, o Cisne Branco e o Cisne Negro. A dualidade do bem e do mal. O papel Cisne Branco ela consegue realizar com perfeição, já que sempre foi a garota meiga, mas ela não atinge a perfeição vivendo o Cisne Negro. Não vou contar (é claro) o desfecho da história para vocês porque recomendo muito que vão assistir se ainda não foram. Vale a pena. Mesmo para quem não gosta de balé, como eu não gosto.

É um filme que nos faz repensar muito algumas de nossas atitudes o objetivos. O lema principal é "deixe-se levar", ou seja, não adianta ficar o tempo todo se cobrando a atingir a perfeição, porque você pode acabar atingindo ela, mas de um jeito muito trágico, como aconteceu com a Nina Sayers (Natalie Portman) no filme. Nos ensina a manter o foco nos objetivos, procurando fazer sempre o melhor, sem a ambição de ser perfeita, nos deixando levar por nossas decisões ;)


2 comentários:

  1. Mari! Eu adorei seu post sobre o Black Swan(O filme que nos deixou sem fôlego)kkk.É realmente intrigante mas ao mesmo tempo maravilhoso.A mente humana é extremamente poderosa e se você não souber controla-lá ela controla você. Indico para todos que gostam de balé como eu, ou até para os que não gostam, vocês vão se surpreender e só vão conseguir respirar de verdade quando o filme terminar! Mari mandou muito bem fofa! Te adoro =)Lá

    ResponderExcluir
  2. O filme que nos deixou sem fôlego! E ver ele contigo foi ainda melhor, querida! Te adoro muito, obrigada (:

    ResponderExcluir