terça-feira, dezembro 07, 2010

Teenage Dream

Tu és jovem.
Atender a quem te chama é belo,
lutar por quem te rejeita
é quase chegar a perfeição.
A juventude precisa de sonhos
e se nutrir de lembranças.
(Charles Chaplin)

Como entender o que se passa na cabeça de um jovem? Adolescência. Fase complicada. Fase de mudanças neurológicas, psicológicas e fisiológicas. Mas disso todo mundo já sabe. Esse é um post para vocês se identificarem :)

Uma das nossas maiores ilusões nessa fase linda é com o futuro. Os mais familiares sonham que dentro de alguns anos estarão casados, com filhos, residência fixa, trabalho registrado, um verdadeiro conto de fadas do século XXI onde eles "viverão felizes para sempre". Os mais ambiciosos (que é o meu caso) sonham que dentro de alguns anos estarão numa faculdade federal, trabalhando e crescendo na carreira escolhida, ganhando dinheiro, realizando sonhos (como o meu, que é viajar o mundo), conquistando espaço. Mas não é bem assim que as coisas funcionam. Na verdade, raramente dá tudo certo, sem nenhuma falha. Porque a vida não é um conto de fadas. Percebemos isso um pouco tarde demais, eu acho. Nos iludimos muito antes de cair na real. E quebramos a cara. Porque, para os mais familiares, nem sempre o casamento dura pra sempre. E os ambiciosos nem sempre passam no vestibular (tenso). Mas essa fase é a fase de quebrar a cara. Porque depois vai ser tarde demais para errar. Temos mais é que nos iludir, viver e arriscar sem medo de errar. Porque aprendemos com os erros e não com os acertos.

Outra grande ilusão é o amor. Ah, o amor. Quando estamos na fase da pré adolescência (que consegue ser pior que a da adolescência em si), lá pelos 12 anos, esperamos a pessoa perfeita. Para as meninas é o príncipe encantado. Loiro. Olhos azuis. Montado num cavalo branco. (Para os meninos não sei quem é essa pessoa perfeita... Angelina Jolie, talvez?) E ele chegará, te vestirá de princesa e te levará para um castelo pra lá do horizonte. Onde serão felizes para sempre. É, e todas as meninas esperam esse príncipe encantado. Nem vem me dizer que é mentira minha não. Aí a gente encontra esse cara "perfeito", (que, no meu caso, não era nem loiro nem dos olhos azuis) e pensa que vai dar tudo certo. E você cai do cavalo. Sabe porque? Porque nem sempre o "perfeito" é o melhor. E quando você para pra observar, o cara perfeitinho é cheio de defeitos. Como qualquer outra pessoa, porque o cara É humano, caramba! O problema é quando nos apaixonamos, colocamos a criatura amada num altar, não enxergamos seus defeitos. Mas depois percebemos todos. De uma vez. Aí a pessoa que você menos espera te surpreende. E te faz feliz. Como nunca antes. E é estranho. Porque você nunca imaginou. Como diria minha mãe, da onde menos se espera é que sai alguma coisa. Mas é assim que é a vida, uma caixinha de surpresas. E a pessoa que você menos imaginou ser capaz de dar certo, pode ser a que mais te faz feliz. Mas isso só o tempo irá dizer. Posso estar enganada de novo. Não sou a dona da razão, sei que não sou. *-*

Mas não tem fase que crescemos mais que na adolescência. Porque já temos todos os defeitos de um adulto nessa fase e mais um: a inexperiência. Essa é a fase de aprender. Mais com os erros do que com as acertos. Quer saber? Apronte. Se apaixone. Erre. Perca. Ganhe. Quebre a cara. Tenha história pra contar. Porque as coisas certas acontecem, no seu tempo. Então acredite. Acredite no que você pensa. Defenda suas idéias. Corra atrás do que você deseja, antes que alguém pense a mesma coisa e ocupe seu lugar. Dê uma chance. Dê outra chance. Arrisque. Mude. Viva :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário