segunda-feira, dezembro 13, 2010

Happy Conscience 4 you

O ser humano vivencia seus pensamentos como algo separado do resto do universo, numa espécie de ilusão de ótica de sua consciência. E essa ilusão é uma espécie de prisão que nos restringe a nossos desejos e conceitos pessoais. Nossa principal tarefa é a de nos livrarmos dessa prisão, ampliando o nosso círculo de compaixão, para que ele abranja todos os seres vivos. Ninguém conseguirá alcançar completamente esse objetivo, mas lutar pela sua realização já é por si só parte de nossa liberação e o alicerce de nossa segurança interior.
(Albert Einstein)

Esse trecho do Einstein é bem auto explicativo, mas você já parou pra pensar no quanto a sua consciência te impede de ser feliz? E vice-versa?

Acho que já ficou bem claro o assunto que vou tratar nesse post. E este vai ser meio superficial porque, não sei vocês, mas eu acho essa questão um impasse. Felicidade X Consciência. São duas coisas essenciais, que não podemos abrir mão. Mas são opostas. E podem ser dispostas. Sendo mais clara, é difícil manter as duas em perfeita simetria. Ser feliz sem prejudicar nossa consciência, ou ter consciência de tudo que está fazendo e ser feliz com isso. Na verdade, é quase impossível. Há condições para a felicidade. Porque como (graças a Deus) as pessoas são diferentes, a nossa felicidade pode não ser o melhor para alguma outra pessoa. Um bom exemplo disso que estou falando é um marido que trai a mulher. Pode ser bom para ele e a amante, trazer prazer, felicidade momentânea e até uma sensação de adrenalina de estar fazendo algo escondido, já que dizem que "tudo que é proibido é mais gostoso" (uma teoria que não funciona NEM UM POUCO comigo, e eu a desprezo) porém pode arruinar uma família inteira, um amor verdadeiro e mexer com o psicológico de filhos (caso houver algum) caso a verdade venha a tona. E ela virá, pode ter certeza, porque mentiras não duram. E quando as máscaras caem, meus queridos, a consciência pesa. Muito. E toda aquela felicidade momentânea acaba no mesmo instante.

Mas eu não estou dizendo que a consciência seja mais importante que a felicidade! Porque uma pessoa que pensa demasiadamente em todas as consequências, analisa a quem a sua felicidade pode trazer danos acaba abrindo mão de ser feliz, justamente porque se preocupa demais com sentimentos alheios. Claro que não podemos sair por aí, arriscando tudo, tentando ser feliz a qualquer custo, pouco se importando com o que os outros poderão pensar e como irão agir. Temos que ser felizes. O que há na vida se não há felicidade? Mas é necessário consciência. Sim. Eu avisei a vocês que entraria em um impasse.

Então, não fique se remoendo se as coisas não funcionam para você, que a felicidade ainda não te encontrou. E quem sabe quando se está feliz? Sendo que essa tal felicidade é tão transitória e mutante? A minha definição de felicidade pode ser exatamente o oposto da sua. E pode acontecer em tempos diferentes. Porém a consciência é uma só. Então arrisque sim. Seja feliz sim. Mas meça seus atos. Cuidado se a sua felicidade invadir os limites de outras pessoas. A nossa liberdade termina no mesmo lugar onde começa a liberdade alheia. E cuidado com o que você faz. Porque as consequências podem ser graves. Mas serão perdoadas. Mas a consciência? Essa quando resolve te castigar, te tortura. Tira suas noites de sono. E passe o tempo que passar, ela deixa sequelas. As vezes irreversíveis. É ou não é? :)

2 comentários: