terça-feira, novembro 02, 2010

Comme te po' capì chi te vò bene?

...Si tu le parle 'mmiezzo americano?
Quando si parla di amore sotto 'a luna
Come te vene 'capa e di: "I love you!?"


Ok pessoas. Vão no Google Translate ver o que esse texto em italiano significa. Eu espero. (...) Pronto? Então tá. O Google traduziu errado de novo né? Eita. Mas tudo bem. Significa: "Como posso te dizer que estou gostando de você, se você só fala americano? Quando você só fala de amor para a lua? Como você vem me dizendo "I Love You"? Esse trecho, para quem não sabe, é o único que fala alguma coisa além daquela batida repetitva da música We No Speak Americano - Yolanda Be Cool, cujo clipe é engraçadinho. O porque que eu peguei esse trecho pra esse post vocês ainda vão entender. Ou não.
O post de hoje é sobre os conflitos nos relacionamentos. Sobre as falhas de comunicação em geral.

Uma vírgula no lugarzinho errado já é o suficiente pra nos deixar com esperanças. Ou acabar com elas de vez. Não sei se isso acontece muito com vocês, mas comigo é direto. Talvez seje porque eu sou muito desligada das coisas. Lerda mesmo, sabe? E não percebo as coisas. Ou vejo coisas onde não tem. Tipo, se uma pessoa te dá um bom dia diferente, você já acha que ele tá na sua. Não, as coisas não funcionam tão bem assim não. Quem dera funcionasse né? Mas não. Isso acontece porque o ser humano se agarra em qualquer posibilidade, em qualquer palavra mais apreciativa. Ou você vai me dizer que nunca parou pra pensar em como você seria do lado de alguma certa pessoa? Claro que já! Você provavelmente já passou horas imaginando alguma situação, ou ensaiando mentalmente um discurso pra falar pra alguma pessoa. E na hora deu tudo errado. Essa situação nunca aconteceu. As palavras do discurso se perderam e você não disse nada conexo. É, isso acontece.

E como expressar o que você sente, quando a pessoa parece não te escutar? Não te entender? Nem ao menos falar sua língua? Ás vezes parece que duas pessoas que sentem a mesma coisa moram em universos particulares distantes. As ideias não se conectam. E ninguém percebe o que está na cara, pra todo mundo ver. E todo mundo vê. Menos os interessados. E ás vezes até tentamos falar alguma coisa, mas nada faz sentido. E morremos sem dizer tudo que tem que ser dito. Ou vai me dizer que tudo que você quis dizer você já disse? Mentira. Escondemos as coisas. E isso faz mal. Porque às vezes compartilhamos de uma mesma opinião, mas morremos calados.

Mas tem coisas que não precisam ser ditas. Basta um olhar. Um sorriso. E já somos compreendidos. Porque tem sentimentos que palavras não são suficientes para expressar. Tem coisas que vão além de meras palavras. Vão além do nosso próprio entendimento. E como diria nosso mestre Renato Russo:

"E quem um dia irá dizer que existe razão nas coisas feitas pelo coração?
E quem irá dizer que não existe razão?"

Nenhum comentário:

Postar um comentário