segunda-feira, novembro 29, 2010

Life is no Nintendo game

“Eu jamais iria para a fogueira por uma opinião minha, afinal, não tenho certeza alguma. Porém, eu iria pelo direito de ter e mudar de opinião, quantas vezes eu quisesse.”
(Nietzsche)

O tema desse post acho que já ficou bem claro. Opiniões. Mas enfim, vou começar explicando esse título aí. A vida não é um jogo de nintendo, no qual você vai passando as fases, com apenas um objetivo, sem se desviar do caminho, parar para olhar para os lados, observar o que está ao seu redor.

Algumas coisas aconteceram comigo essa semana, aí essa noite eu perdi o sono (perdi o sono mesmo, não durmi um minuto. Escutei músicas e assisti TV a noite toda) e parei pra pensar nisso. E me deu idéia pra escrever sobre em forma de post. E eu fiquei pensando em como é deprimente uma pessoa que só tem uma opinião por toda a vida, e tá cheio de gente assim por aí. Pessoas alienadas, manipuladas pelo sistema. Tipo, pessoas que só vão a UMA Igreja durante toda a vida, e acham que sabem da verdade absoluta. E tentam impor essa verdade absoluta, tentando converter as pessoas aos domingos às 7 horas da manhã (não estou citando nenhuma entidade, mas vocês sabem do que tô falando). Gente, qual é. Não é assim que as coisas funcionam. NENHUMA religião contém a verdade absoluta, nenhuma religião é perfeita, porque o ser humano não é perfeito. Então o que devemos fazer? Virar ateu? Opa, também não é bem assim. Na verdade acho que devemos ter opinião própria para qualquer coisa, sem ser manipulados por uma instituição religiosa. Devemos colher informações de várias religiões e saber apurar o que é verdade e o que é manipulado. Como saber? Indo a várias Igrejas, lendo e estudando a Palavra de Deus por si só.. Claro que devemos ter equilíbrio, mas até chegarmos lá devemos saber o que é certo ou errado.

E isso não é só pra religião não, longe disso. Serve pra quem assiste só um canal de televisão, pra quem passa a vida em uma escola só, pra quem escuta só um tipo de música, pra quem assiste só um tipo de filme, pra quem só vota em candidatos de um partido, pra quem lê livros de só um autor, pra quem só assiste um seriado de televisão, pra quem só sai com os mesmos amigos de sempre... Pessoa, qual é o seu problema com mudanças? E não é tão dificil mudar e formar opiniões sobre diversos assuntos... quer ver? Olha só: zapeeie com o controle por todos os canais, vai que algo te interessa? Mude de escola, conheça novas pessoas, estude em novos ares. Gosta de Rock, como eu? Tente um blues, um jazz, um pop, mesmo se não gostar, em uma festa com DJ, levante-se para dançar, deixe a música te levar. Gosta só de comédia? Arrisque um romance, um drama. Não tenha medo de chorar vendo um filme. Conheça os ideiais dos políticos, analise. E arrsique votar em um diferente que te agrada pra ver no que dá. Gosta só de um autor? Arrisque Machado de Assis. Stephen King, Edgar Allan Poe. Sérgio Klein.

Enfim. Mude. Conheça. Descubra. Antes de julgar e falar mal. Arrisque a mudança, se não gostar, volte aos seus antigos padrões. Mas pelo menos fale "eu tentei. Não gostei. Mas eu tentei". E você será uma pessoa melhor só por conhecer o que não gosta. O mundo pertence a quem se atreve a arriscar. Ganha tudo quem arrisca mudar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário