domingo, janeiro 02, 2011

Confraternização

Quem teve a idéia de cortar o tempo em fatias,
a que se deu o nome de ano,
foi um indivíduo genial.
Industrializou a esperança, fazendo-a funcionar no limite da exaustão.
Doze meses dão para qualquer ser humano se cansar e entregar os pontos.
Aí entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez, com outro número e outra vontade de acreditar que daqui pra diante vai ser diferente.
(Carlos Drummond de Andrade)

Um ano novo começou. E com ele pensamos que haverão várias mudanças porque tudo se renova no ano novo. Nada de muito extraordinário acontece no ano novo. As horas passam, o dia muda à meia noite (como acontece todos os dias durante o ano que acaba). A única diferença são os foguetes bonitos rasgando o céu e que as pessoas menos anti-sociais estão acordadas celebrando com família/amigos. Pena que algumas pessoas mal se lembram desse momento "mágico", já que estavam bêbados demais durante a queima de fogos. Sinceramente é muito difícil para mim acreditar que tudo se renova só porque um novo ano bate à porta. Sou daquelas que acredita que somos a mudança que queremos ver no mundo. E se esse espírito de ano novo ou seja lá o que for não nos toca o interior e nos desperta para a mudança o ano novo só tem nome de novo, continua com o mesmo de sempre. Claro que devemos ter esperança de que as coisas irão mudar para melhor. Que as pessoas serão mais amigas. Que a falsidade possa ser extinta. Que as dificuldades não interfiram no nosso caminho. Mas só sentar e esperar que a mudança se desenrole aos seus pés não fará o seu ano novo ser realmente novo, porque a mudança é um processo lento e gradativo. Acontece aos poucos. Nada muda só porque o relógio passou das 23:59:59 para 00:00:01 e o ano já não é mais o velho. Força de vontade e perseverança são palavras-chave para as coisas realmente acontecerem. Então seja a mudança que você quer que aconteça no seu ano novo. Aí você não terá motivos para repetir esse ritual de desejar o novo e não fazer nada para conseguí-lo no próximo fim de ano.

Mas os primeiros dias do ano não são marcados apenas por esse espírito de renovação e desejos de mudança em vão. Pelo menos não o primeiro dia de 2011.

Estava assistindo a posse presidencial e tive a ideia de expor um pouco o assunto nesse post. A primeira mulher a comandar o nosso Poder Executivo. Logo depois do mandato do primeiro operário a ser presidente. Revolução demais para um década só, não acha? Em 2002 confiamos cegamente em um operário, e entregamos nosso país nas mãos deles. Foi um ato meio desesperado, se pararmos para pensar. Mas acreditamos que mudar era preciso (preciso até demais, considerando a situação caótica em que nosso país se encontrava). Mas não só uma mudança básica. Não uma mudança de presidentes com a mesma história e a mesma classe social burguesa. Precisávamos de um presidente que sabia o que cada brasileiro miserável passava, porque ele já tinha sentido na pele, não só porque lia as notícias sobre estes nos jornais. E, o que parecia meio improvável deu certo. É clara a mudança na nossa sociedade. Claro que o governo não foi perfeito, ainda somos um país subdesenvolvido e ainda é exercido muito conformismo, mas, como eu disse antes, a mudança é um processo lento e gradativo. Não sei porque, algo me leva a acreditar que estamos no caminho certo. Ainda tem alguns céticos que não acreditam no poder dessa mulher que assumiu com classe ontem à tarde. Pode ser que eu esteja enganada (isso só vamos saber em 4 anos), mas já elegemos ela. Agora nos resta confiar nela e torcer para ela cumprir pelo menos metade do que prometeu. Já que agora ela tem a esperança de todos os brasileiros (que não é pequena) em mãos.

Temos tudo para acreditar que a mulher tem o poder. Mesmo que ela não tenha ocupado nenhum cargo político de relevância anteriormente, ela tem experiêcia administrativa. E isso já é um começo. Se o governo dela será bom ou não, isso vamos ver. Sofreremos as consequências por nossas escolhas. Dessa vez mais que nunca. Mas eu digo uma coisa. Ela chegou com tudo no poder. Ela se emocionou. Por mais que o discurso foi breviamente ensaiado, cada palavra proferida foi com emoção. Com a mesma esperança que todos nós temos que esse governo seja ainda melhor. E o resto? O resto é intriga da oposição ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário